14/04/2014

Acadêmicos de enfermagem conquistam o primeiro lugar no VI Prêmio Sérgio Arouca

O projeto dos acadêmicos "Populações tradicionais da Amazônia, saberes e práticas relacionadas a leptospirose e parasitoses intestinais" foi escolhido pelos congressistas como o melhor do congresso.

Foto do VI Prêmio Sérgio Arouca
A Associação Brasileira Rede Unida reúne projetos, instituições e pessoas interessadas na mudança da formação dos profissionais de saúde. E esse ano, o Congresso internacional foi realizado em Fortaleza Ceará. O trabalho que ganhou a primeira colocação é de Santarém da Universidade do Estado do Pará - Uepa. 

Os autores são acadêmicos do sétimo semestre do curso de Enfermagem. Livia Valentim, Cláudia Ribeiro de Souza, Leilane Ribeiro de Sousa(Iespes), David Carneiro (Ufopa), Alessandro Almeida, Brenda Bianca Lourinho, Andréia Alencar, Sheyla Oliveira, Darlan Rodrigues(UFOPA), Simone Figueira, Nádia Martins e Natália Monteiro viajaram para apresentar o congresso no ultimo final de semana.

Também inscreveram trabalhos no congresso Brenda pires, Carla Vieira, Deise Freitas, Jessica Carvalho e Julia Freire. 
Claudia Ribeiro e Leilane Ribeiro
 O trabalho intitulado "Populações tradicionais da Amazônia, saberes e práticas relacionadas a leptospirose e parasitoses intestinais" recebeu a melhor colocação no congresso. Sob a orientação das Professoras  Livia Valentim, Simone Aguiar, Sheyla mara e Andreia leite, foi defendido pela acadêmica Cláudia Ribeiro (foto) que está ao lado da irmã, que também faz o curso de enfermagem em outra instituição.
Para a acadêmica Jéssica Carvalho "Esse congresso foi um divisor de águas no processo de construção do nosso conhecimento como futuros profissionais da saúde, haja vista que somos mediadores , formadores , cuidadores e facilitadores processo saúde".

Conheça mais sobre a rede unida:

 

A principal ideia força da Rede Unida é a proposta de parceria entre universidades, serviços de saúde e organizações comunitárias. Não se trata de qualquer parceria: trata-se de uma modalidade de co-gestão do processo de trabalho colaborativo, em que os sócios compartilham poderes, saberes e recursos.

Por ser uma Associação de abrangência Nacional, a Rede Unida prima por estimular a produção de estudos e pesquisas, desenvolvimento de tecnologias alternativas, produção e divulgação de informação e conhecimentos técnicos e científicos que digam respeito às atividades de promoção da educação e da saúde em todo o País, bem como de proposição de novos modelos sócio produtivos e de sistemas alternativos de produção que fortaleçam o campo da saúde a fim de garantir e ampliar a cidadania, os direitos humanos, a democracia e outros valores universais.

Neste sentido, é tarefa prioritária da Rede Unida reafirmar o processo histórico de luta pela reforma sanitária e democratização da saúde a fim de fortalecer o SUS por meio de mudanças na formação profissional em saúde. 

Para isso, é desafio da Rede induzir modelos de educação profissional interdisciplinares, multiprofissionais e que respeitem os princípios do controle social e do SUS. E, assim, promover tessituras entre educação, saúde e sociedade a partir da formação de trabalhadores críticos e reflexivos, capazes de realizar leituras de cenário, identificar problemas e propor soluções no cotidiano de sua prática profissiona.
(Definições de Rede unida retiradas de:  http://www.redeunida.org.br/rede-unida/apresentacao)

Nenhum comentário:

Postar um comentário