01/09/2014

"A gente trabalha com a prevenção" - setencia aluna de Educação Física no dia do profissional

No primeiro dia do mês de setembro é comemorada a profissão do educador físico. Conheça as atribuições da profissão; 



No dia 1º de setembro, comemora-se o dia do profissional de Educação Física. A comemoração ocorre nessa data, porque foi neste dia que a profissão foi regulamentada através da lei federal de número 9.696/98.

A Universidade do Estado do Pará forma profissionais de Educação Física desde do ano de 1999. Até este ano 318 alunos foram formados. pela universidade.  Segundo o Conselho Federal de Educação Física, o profissional pode atuar com Ginástica, Exercícios Físicos, Jogos, Lutas, Capoeiras, Artes Marciais e muitos outras. A ginástica só foi inserida nos currículos escolares a partir de 1851 através da lei nº 630.

Para a Professora de Educação Física da Uepa campus Santarém, Daniela Neves, a importância do curso está na transformação social dentro da escola. " O professor tem uma grande responsabilidade de estimular naquele aluno, uma transformação social, critica, reflexiva, para que ele se torne um cidadão, compromissado com seus direitos e deveres, diante da sociedade", finaliza.

De acordo com a acadêmica do ultimo ano do curso Sabrina Rebelo "Eu sempre pensei que a gente poderia trabalhar de uma forma que a gente possa mudar o futuro de alguma forma. Enquanto os médicos, fisioterapeutas estão trabalhando com a doença em si, a gente trabalha com a prevenção. Pra prevenir que ocorram diversos problemas devido a sedentarismos, a obesidade. o cuidar do próximo. o cuidar do seu aluno, é muito importante, e é melhor você cuidar logo, do que cuidar da doença", conclui a estudante.

É objetivo geral da disciplina na Uepa:
  • Formar professores qualificados para agir, atuar, desenvolver e implementar a atividade docente expressa no trabalho pedagógico em diferentes campos de trabalho, mediado pelo objeto - práticas corporais, esportivas e do lazer.
 
São objetivos específicos:

  • Formar professores com uma consistente base teórica para a atividade docente no campo das práticas corporais, esportivas e do lazer, com capacidade de analisar a realidade atual e nela intervir como agente de transformação;
 
  • Formar professores com base onilateral, expressa em competências científicas, técnicas, pedagógicas, sociais, éticas, morais e políticas que significam, em última instância, a superação da formação unilateral e limitada ao mercado de trabalho;
 
  • Formar professores que dominem os processos lógicos, os meios, as técnicas e os métodos de produção do conhecimento científico na perspectiva de possibilitar o acesso e a socialização pública a todas as descobertas da ciência;
 
  • Formar professores que dominem os conhecimentos de sua atuação profissional e sejam capazes de compreender e enfrentar as questões referentes ao trabalho alienado capitalista a fim de sua superação por um trabalho de base emancipatória, solidária, em grupo, com autonomia e auto-organização para tomar decisões, bem como se responsabilizar pelas opções feitas;
 
  • Formar professoras a partir de experiências sócio pedagógicas, possibilitando que os mesmos aprendam a refletir criticamente sua própria atuação e o contexto em que atuam, e saibam interagir coletiva e cooperativamente na elaboração, gestão, desenvolvimento e avaliação de ações tanto com sua comunidade profissional, quanto com a sociedade em geral.

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