20/05/2015

Numetrop/USP 2015

Pactuações interinstitucionais para ensino, pesquisa e extensão dos profissionais da área da sáude na região, estão dentre os principais resultados do Numetrop/USP 2015.


Representação interinstitucional durante o Numetrop 2015.


O Ciclo de Seminários NUMETROP/USP 15 anos: Balanço da Experiência e Perspectivas no Apoio à Formação e Provimento Médicos em Comunidades da Amazônia Brasileira, resultado já de longa parceria entre a Universidade do Estado do Pará e a Faculdade de Medicina da USP através de seu Núcleo de Extensão em Medicina Tropical NUMETROP-USP, encerrou-se nesta quarta-feira, 20, com expressivas participações e importantes resultados. Ofereceu em sua programação diversos cursos e realizou Encontro Fechado onde cientistas e representantes de instituições locais de ensino superior e Órgão Gestores do segmento da saúde dos municípios de Santarém e Mojuí dos Campos planejaram as próximas estratégias de ação para o biênio 2016-2017, incluindo propostas de ampliação de relacionamento no campo de especializações e acesso a editais de pós graduação para profissionais e acadêmicos da região. A presença do Coordenador do Núcleo de Extensão em Medicina Tropical da USP, Dr. Marcos Boulos e da Coordenadora de Pós-graduação de Enfermagem da Universidade de São Paulo, Rita Bertolozzi, foram fundamentais para a construção desse diálogo e das possibilidades de formatação dos planos de trabalho. Importante, também, foi a pactuação interinstitucional para a inclusão do barco hospital "Abaré" como espaço de ensino, pesquisa e extensão dentro dos programas de formação e pós-graduação. 


Profa. Dra. Rita Bertolozzi, Coordenadora de Pós-graduação de Enfermagem da USP.

Falando sobre as expectativas do NUMETROP a esta visita a Santarém, o prof. Dr. Marcos Boulos afirma que "...esse seminário é mais uma das etapas que faz com que possamos aperfeiçoar o trabalho realizado aqui, na área da pesquisa e principalmente mostrar o que está sendo feito, treinar recursos humanos e capacitar pessoas. Hoje temos o grupo da Uepa que tem trabalhado com a gente fazendo pós-graduação e estamos reforçando esses laços para que possamos ser um grupo mais forte e coeso". E concluindo, "...nós vamos continuar e debater o que podemos fazer para os próximos anos. Houve mudanças nesses 15 anos. Antes não tínhamos faculdades de medicina aqui em Santarém e agora, com a entrada da UEPA e a recém entrada da UFOPA, temos um novo objetivo - o de trabalhar muito mais forte a formação de recursos humanos, fazendo pós-graduação inclusive em Santarém. Esse será o objetivo que iremos traçar a partir de agora - como podemos formar mais recursos humanos qualificados aqui na região".


Dr. Marcos Boulos, Coordenador do Núcleo de Medicina Tropical da USP.

Também presente ao evento, o diretor de Endemias do Estado do Pará, Dr. Bernardo Cardoso declarou ser "... de fundamental importância para as regiões mais afastadas da capital, como Santarém, com a sua falta de profissionais capacitados, que arranje parcerias para melhorar o número de pesquisas na nossa região. Hoje estamos com a USP e ainda este ano fechamos parceria com o Núcleo de Campinas da UNICAMP que vai atuar dentro da ilha do Marajó. Essas parcerias visam beneficiar principalmente os estudantes que irão levar essas pesquisas adiante no meio médico e eu outros setores também".

Dr. Bernardo Cardoso, Diretor de Endemias do Estado durante o Numetrop 2015

Apresentações culturais alegraram a tarde de abertura com exibição do grupo parafolclórico de carimbó e da filarmônica municipal "Professor José Agostinho". O Numetrop USP 2015 aconteceu no período de 18 a 20 de maio, na Uepa Campus XII – Tapajós.


Mais fotos do evento...












Ascom Uepa
Fotos: Tamara Saré

Nenhum comentário:

Postar um comentário