Projeto visa gerar debates e discussões sobre problemáticas da sociedade, além de destacar o cinema como ciência e arte cinematográfica.
A Universidade do Estado do Pará (Uepa) apresenta na próxima quarta-feira (30) o longa-metragem O início do fim, de 1989, do diretor Roland Joffé. A programação faz parte do projeto de extensão Cineclube Uepa 2014. O filme será exibido na sala de vídeo, localizado na Avenida Placido de Castro, às 17h, com entrada franca.
A intenção do projeto é utilizar o cinema como recurso pedagógico, importante para a relação ensino-aprendizagem, além de destacar o cinema como ciência e a arte cinematográfica, e promover a integração entre professores, servidores, alunos e toda a comunidade externa por meio de um debate crítico sobre as problemáticas da sociedade. “A exibição de filmes também é um ato educativo, congregando todas as artes. Esse processo de educação possibilita o público visualizar representações da realidade e debater sobre elas”, afirma a pró-reitora de extensão da Uepa, Marize Duarte.
A novidade desse ano é que, além da capital, a exibição do filme ocorrerá em todos os campi da Universidade. “Conseguimos ampliar o projeto e levar a todos os campi da Uepa, uma forma de gerar discussões sobre a amizade, afetividade, relações humanas, artes, história, geografia, entre outras questões”, acrescentou Marize Duarte. Excepcionalmente, por conta dos feriados da Semana Santa e de Tiradentes, a exibição do filme O início do fim ocorrerá nos campi da interiorização no dia 30 de abril.
Sinopse do Filme
Em setembro de 1943, o general e engenheiro americano Leslie Groves que supervisionou a construção do edifício do Pentágono é convocado para liderar o ultra-secreto Projeto Manhattan, cujo objetivo é construir bombas atômicas para serem usadas contra a Alemanha na Segunda Guerra Mundial num prazo de dezenove meses. Groves entra em contato com o físico da Universidade da Califórnia, J. Robert Oppenheimer para que cuide do projeto sob a supervisão dele. Oppenheimer se muda com a família para as instalações no Novo México. Para o trabalho ele escolhe uma remota área localizada no Desfiladeiro de Los Alamos, noroeste de Santa Fé.
As diferenças de personalidade de Groves e Oppenheimer resultarão em constantes altercações enquanto o projeto cria forma. Um dos cientistas recrutados, Michael Merriman, se relaciona com a enfermeira Kathleen Robinson enquanto trabalha com radiação usando pouca proteção. Enquanto isso os militares pressionam Groves para afastar Oppenheimer quando descobrem que ele possui uma amante simpatizante dos comunistas.Reprodução de Uepa Belém
Nenhum comentário:
Postar um comentário