08/04/2014

Alunos de Enfermagem participarão de evento internacional

Sete trabalhos da turma de Santarém serão apresentados no Congresso Internacional da Rede Unida, que ocorrerá entre os dias 10 e 13 de abril. Um deles concorre à premiação

Três professores e oito alunos do curso de Enfermagem da Universidade do Estado do Pará, no campus do município de Santarém, viajam na tarde desta quarta-feira (08), para Fortaleza onde participarão do 11º Congresso Internacional da Rede Unida, que acontecerá entre os dias 10 a 13 de abril. Sete pesquisas científicas foram aceitas para apresentação.

Para o desenvolvimento dos estudos foram feitas algumas atividades em aulas temáticas, quando os alunos foram instigados a conhecer e a refletir sobre a realidade local. Doenças como hepatite, malária e leptospirose, e temas, como gravidez precoce foram os objetos de pesquisa dos alunos. Segundo a professora Lívia de Aguiar Valentim, “dentro deste contexto eles produziram artigos e estes foram encaminhados para o congresso, quando recebemos a resposta todos os artigos tinham sido aprovados para serem apresentados no evento”.

Com o tema Girar Vida, Políticas e Existências: a delicadeza da Educação e do Trabalho no cotidiano do SUS, o congresso tem o objetivo de contribuir com os processos de mudança na formação e desenvolvimento de profissionais da área da saúde, assim como na transformação do modelo de atenção à saúde e na busca pela consolidação do Sistema Único de Saúde em seus princípios e diretrizes.

Para a aluna Carla Gilmara Costa Vieira, 21, que apresentará a pesquisa Populações tradicionais da Amazônia: Intervenções em casos de hepatite e malária, apresentar um trabalho científico em um congresso internacional representa uma conquista e um desafio. “Sei que a experiência é diferente em relação a apresentar numa sala de aula. Estou nervosa, mas sei que vai dar tudo certo. Estou ansiosa por esta viagem, vou tentar fazer o melhor apresentando o meu trabalho”, afirmou.

Todos os trabalhos serão publicados ao final do evento na revista produzida pela comissão organizadora. Das sete apresentações orais, um trabalho concorre à premiação, que foi desenvolvido em história em quadrinhos. Para a professora Lívia, “ter estes trabalhos aprovados engrandece o conhecimento teórico-prático, o próprio ensino, e desperta a busca pelo saber que é a pesquisa científica”, ressaltou.

11º Congresso Internacional da Rede Unida

A ideia central do Congresso é fortalecer uma rede de encontros, com diferentes atores dos mais diversos vínculos. Busca-se criar um espaço oportuno para promover encontros, trocar experiências, operar iniciativas de educação permanente, identificar novas perspectivas de atuação, avaliar a implementação de políticas e se fortalecer para atuar em novos cenários de mudança na formação do indivíduo.

Os congressos da Rede Unida são conhecidos por agregar um conjunto diversificado de atores, reunindo docentes e estudantes do campo da saúde, trabalhadores dos serviços de saúde, residentes e representantes de organizações comunitárias, controle social e movimentos sociais para o debate em torno da saúde, da educação, da gestão e do trabalho em saúde, da participação cidadã, na perspectiva do fortalecimento do SUS.

Veja ostrabalhos aprovados:

1. Populações tradicionais da Amazônia: Saberes e práticas relacionadas à leptospirose e parasitoses intestinais.

2. Populações tradicionais da Amazônia: Práticas educativas em comunidades ribeirinhas

3. Populações tradicionais da Amazônia: Intervenções em casos de hepatite e malária.

4. Educação em saúde e perfil nutricional: Ações de enfermagem como estratégias para mudanças de comportamentos.

5. Adolescência: Estratégias de ação para prevenção de gravidez precoce e doenças sexualmente transmissíveis.

6. Educação em saúde em atenção integral a saúde da mulher.

7. Distúrbios alimentares: Uma questão de educação.
Texto de portal Uepa

Nenhum comentário:

Postar um comentário