09/12/2015

Campus de Santarém instala Comissão de Residência Médica.


A Universidade do Estado do Pará (Uepa) em Santarém ganhou autonomia para realizar os processos seletivos de Residência Médica, definir o quantitativo de vagas, abrir novas especializações e captar recursos, a partir da instalação da Comissão de Residência Médica (Coreme). Há cerca de dois meses, a Coreme funciona no térreo do prédio principal do Campus XII. 

Os professores e acadêmicos de Santarém poderão definir em conjunto as questões pedagógicas, que anteriormente tinham que passar e receber o aval da Coreme em Belém, instalada no Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS). Atualmente, a Coreme em Santarém gerência 13 Residências Médicas. São elas: Cirurgia Geral, Cirurgia Oncologia, Clínica Médica, Clínica Oncológica, Infectologia, Pediatria, Anestesiologia, Neurocirurgia, Medicina da Família, Ortopedia, Ginecologia e Obstetrícia, Medicina Intensiva e Cirurgia Avançada.

O coordenador da Coreme em Santarém, Marcos Fortes, destaca que a finalidade do setor é estimular os avanços na área da saúde e educação no município. “A partir do momento que abrimos as Residências Médicas evoluímos tanto nisso, que não temos só a Residência de acesso direito, temos também as subespecializações que são a Cirurgia Oncológica e Clínica Oncológica. Nós temos a oportunidade de oferecer especializações muito atrativas não só para a região mas para o Estado do Pará”, diz ele. 

Fortes ainda ressalta que novas parcerias poderão serão formadas para trazer benefícios aos acadêmicos. “Esses processos integrados, tanto da Uepa quanto dos convênios que a Universidade tem com o Hospital Regional, Hospital Municipal, Secretaria de Saúde, servem para que os residentes atuem e tenham condições de trabalho e fixação nos serviços locais. Fomos mais longe e já temos alguns residentes cursando novas especializações fora do Estado como no Instituto Nacional de Câncer, o Hospital Aristides Maltez, em Salvador", destaca Marcos Fortes.

As 13 especialidades são, inclusive, ofertadas no Processo Seletivo para o preenchimento de vagas nos Programas de Residência Médica (PRM), nas cidades de Santarém, exclusivamente para o início no ano de 2016. As inscrições encerraram no último dia 8 de dezembro. Mais informações podem ser obtidas na área de Editais do site www.uepa.br.

Texto: Renata Paes

Nenhum comentário:

Postar um comentário