20/11/2015

Grupo de pesquisa lança publicação e promove mesa redonda em Santarém.


O Grupo de Estudo e Pesquisa em Meio Ambiente e Saúde Coletiva (Gepemasc), do Campus XII da Universidade do Estado do Pará (Uepa), realiza o lançamento do “2º Caderno de Resumos Gepemasc Uepa Santarém”. Durante o evento também ocorrerá a mesa redonda “Propriedade Intelectual e ética na pesquisa e seus produtos – publicações, patentes etc.”. As duas atividades ocorrerão no dia 20 de novembro, às 18h30, no auditório da Uepa, campus Santarém, localizado na avenida Plácido de Castro, 1399.

O Caderno de Resumos contém resultado das pesquisas do Gepemasc, do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) e trabalhos de conclusão de cursos. Nesta edição, além dos trabalhos de Santarém, há resumos enviados por pesquisadores e acadêmicos do Campus IX da Uepa, em Altamira.

Já a mesa redonda, contará com a participação de professores da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) e da Uepa, que fazem parte do grupo de pesquisa. A coordenadora do grupo e professora do Departamento de Filosofia e Ciências Sociais, Rosineide Bentes, afirma que esse debate sobre propriedade intelectual e ética na pesquisa é necessário ao grupo. “Estamos consolidando o grupo e pensando em gerar alta tecnologia por meio desses conhecimentos das comunidades indígenas e tradicionais que temos estudado, o quer requer a geração de patentes e outros processos, que precisamos discutir”, informa a coordenadora.

O grupo tem pensado as complexidades entre saúde e meio ambiente na região Amazônica, buscando compreender e aplicar os saberes indígenas e tradicionais. Segundo Rosineide Bentes, “o Gepemasc é um grupo que pensa em como usar as forças da natureza da região nessa articulação entre saúde, meio ambiente e conhecimentos das populações tradicionais, em uma perspectiva holística, que considera o ser humano como um todo, não separado do meio ambiente”.

Parcerias - O grupo possui três linhas de pesquisa, que são Metodologia; Múltiplas repercussões de saberes tradicionais (indígenas e amazônicos) na sociedade; e Vetores de saúde. O grupo é composto por pesquisadores de Antropologia, Medicina, Epidemiologia, Biologia, entre outros, tanto da Uepa como da Ufopa.

Além disso, o Gepesmac integra o Parque Científico e Tecnológico para Inclusão Social: Rede de Pesquisa, Extensão e Inovação Tecnológica, coordenado pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Em parceira com esse projeto, está negociando financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), para um projeto de pesquisa integrado.

Publicação - A coordenadora informa que a próxima publicação será um periódico científico, com a colaboração de pesquisadores de várias universidades, com interesse na temática do grupo. “Com o crescimento e repercussão dos cadernos de resumos, o caderno de número 3 foi modificado e aberto para ser um tornar um periódico, com artigos”. A previsão da publicação é abril de 2016, após a realização da “II Jornada Cientifica e Acadêmica do Gepesmac e 1º Seminário Meio Ambiente e Saúde, Terapias Naturalistas e Holísticas”, em março do ano que vem.

Serviço: Lançamento do “2º Caderno de Resumos Gepemasc Uepa Santarém” e mesa redonda “Propriedade Intelectual e ética na pesquisa e seus produtos – publicações, patentes etc.” Horário/Data: às 18h30, 20 de novembro de 2015 Local: Auditório do Campus XII – Santarém, avenida Plácido de Castro, 1399, Aparecida.

Texto: Sergio Ferreira Junior

Nenhum comentário:

Postar um comentário