18/12/2014

Professores lançam livros sobre Educação no Pará

Três produções coletivas envolvem trabalhos de professores e alunos vinculados a grupos de pesquisa da Uepa e da UFPA cadastrados no CNPq. Lançamento será nesta quinta-feira (18), às 9h, na Reitoria da Uepa.


Com diferentes perspectivas sobre a educação no estado, três livros organizados por professores da Universidade do Estado do Pará (Uepa) serão lançados nesta quinta-feira (18), no Hall da Reitoria, pela Editora da Universidade (Eduepa). As obras são Práticas de Escolarização em Salas de Recursos Multifuncionais: dizeres de professores e alunos; Educação de Jovens e Adultos: pesquisas e memórias História da Educação no Pará.

Sob organização da coordenadora do Núcleo de Educação Popular (NEP) da Uepa, a professora Ivanilde Apoluceno, o livro Práticas de Escolarizaçãocontém resultados de pesquisas desenvolvidas pela Rede de Educação Inclusiva na Amazônia Paraensesobre a prática de escolarização inclusiva em salas equipadas com recursos multifuncionais em escolas de oito municípios: Belém, Marituba, Ananindeua, Altamira, Marabá, Santarém, Tucuruí e Barcarena. Contém ainda estudos sobre os dizeres de surdos em relação à prática de escolarização em salas comuns e salas de recursos multifuncionais em escolas municipal e estadual de Belém, além das dificuldades do ensino de matemática para cegos. Os trabalham envolvem pesquisadores da Uepa e das Universidades Federais do Pará (UFPA) e do Oeste do Pará (Ufopa).

Ao lado dos professores da Uepa, João Colares da Mota Neto e Tânia Regina Lobato dos Santos, Ivanilde também organizou a obra Educação de Jovens e Adultos: pesquisas e memórias. A publicação apresenta, a partir de leitura bibliográfica e documental, conteúdos das pesquisas realizadas por educadores do NEP, vinculadas a duas redes nacionais: Rede Freireana de Pesquisadores/Cátedra Paulo Freire, coordenada pela  Pontifícia Universidade Católica (PUC) de São Paulo e Centro de Documentação e Memória da EJA, coordenado pela UFPA. Além do estudo sobre a presença do educador Paulo Freire  em dissertações e teses sobre a educação de jovens e adultos no Brasil, o livro conta com estudos sobre a produção acadêmica da EJA na Uepa, inclusive a produção do NEP.

No terceiro título, artigos retratam a História da Educação no Pará nos marcos temporais que vão do Império a República. Os temas abordados são, entre outros, a feminização do magistério, a educação de meninas, a escola rural e a religião. Os diferentes objetos, fontes e abordagens mostram um cenário diverso da produção do conhecimento histórico no estado do Pará. Daí a importância do livro se constituir como referência básica para a disciplina História da Educação, no Curso de Pedagogia, segundo as organizadoras Maria do Perpetuo Socorro Gomes, integrante do Grupo de Pesquisa História da Educação na Amazônia (GHEDA) da Uepa, e Clarice Nascimento, líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em História e Educação (GEPHE) da UFPA.

Na avaliação do coordenador da Eduepa, Paulo Murilo Guerreiro, a publicação destas obras resulta do empenho de docentes do Centro de Ciências Sociais e Educação da Uepa - sendo alguns vinculados ao Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED) - e da confiança no trabalho da Editora. “Não apenas a produção científica, mas também a difusão desta produção constituem responsabilidades fundamentais de uma Universidade. Responsabilidades estas vinculadas à atividade editorial, que deve operar no máximo de sua potencialidade para melhor cumprir o seu papel, projetando e dando visibilidade à nossa pesquisa, à nossa expertise e às nossas atividades acadêmico-científicas de modo mais amplo”, afirmou Paulo Murilo.

Os livros poderão ser adquiridos após o lançamento no quiosque da Eduepa na Reitoria ou na sede da Editora localizada na travessa Dom Pedro I, e na sede da Editora (Dom Pedro I, 519 - Umarizal). As obras têm um custo estimado entre R$25 e R$30.

Serviço: Lançamento de livros pela Eduepa, dia 18 de dezembro, às 9h, no Hall da Reitoria (Rua do Una, 156 – Telégrafo). Entrada franca
Portal Uepa Belém

Nenhum comentário:

Postar um comentário