01/11/2014

Pesquisadores da Uepa Santarém tem trabalhos apresentados em Portugal

A professora do curso de medicina, Tatiane Quaresma, foi até Portugal representar um grupo de estudos da Uepa, que desenvolve atividades na área da saúde no Campus XII, em Santarém, e aprovou cinco trabalhos científicos no II Congresso Mundial de Investigação em Saúde.

Docentes e alunos da Universidade do Estado do Pará (Uepa), que integram um grupo de estudos na área da saúde no Campus XII, no município de Santarém, aprovaram cinco trabalhos científicos no II Congresso Mundial de Investigação em Saúde, realizado em Portugal.

As pesquisas científicas aprovadas apresentam os seguintes temas: Vulnerabilidade para infecções por HTLV entre mulheres quilombolas da Amazônia paraense; Qualidade de vida dos idosos hipertensos/diabéticos em um município da Amazônia Brasileira; Saúde do Homem e as implicações da reduzida utilização dos serviços de saúde; Amazônia-Brasil;Uso de Ozônio na desinfecção das mãos de profissionais da saúde e Knowledge and practice of professional nursing in the administracion of drugs in pediatrics.

Fazem parte do grupo de pesquisadores da Uepa: Bruna dos Santos Barros, Cláudia Ribeiro de Souza, Djenane Silva de Moraes, Erli Silva, Fernanda Jacqueline Teixeira, Franciane de Paula Fernandes, Horácio Medeiros, Lívia Valentim, Nádia Vicência Martins, Richelma de Fátima Barbosa, Sheyla Mara Silva Oliveira, Suzana Maria de Silva Ferreira, Tatiane Costa Quaresma e Tatiane Silva de Araújo.

A professora do curso de medicina, Tatiane Quaresma, foi até Portugal representar o grupo de estudos da Uepa e afirmou ser uma grande responsabilidade apresentar o trabalho da equipe. “Em eventos internacionais, as cobranças são muito maiores tanto pela composição da banca avaliadora quanto pelo interesse dos demais países em trabalhos que reportam sobre a região amazônica. Levamos temáticas voltadas à saúde do idoso, do homem, da mulher e também da biossegurança. Esse evento, organizado pela Escola Superior de Saúde de Viseu, contou com diversos palestrantes da Europa e América do Norte”, afirmou.

O evento ocorreu nos dias 7 e 8 deste mês, com o objetivo de preparar e fornecer uma visão abrangente e integradora das mais recentes pesquisas desenvolvidas para a investigação nas diferentes áreas da saúde.O Congresso também é reconhecido e apoiado pela Escola de Saúde de Viseu e pelo Centro de Estudos em Educação, Tecnologias e Saúde do Instituto Politécnico de Viseu.

O encontro científico foi conduzido a todos os profissionais de saúde e investigadores, com o intuito de compartilhar conhecimento na área.Para a professora representar os 14 docentes e a Uepa na Europa foi positivo. “Pude fazer novos contatos profissionais, atualizar conhecimento em diversas áreas de saúde, bem como me permitiu enriquecimento pessoal, visto que pude conhecer um pouco da cultura europeia”, frisou. Os resumos aceitos pela comissão científica do Congresso serão publicados na Revista Atención Primaria.
 
Portal Uepa
 
Veja fotos:
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário