17/10/2014

Candidatos ao curso de Música realizam exame habilitatório

Nos Processos Seletivos 2015, a Uepa oferta 70 vagas para Belém e Santarém. Os habilitados seguem, agora, para as provas aplicadas a todos os candidatos.

Nos dias 16 e 17 de outubro os candidatos ao curso de Licenciatura em Música da Universidade do Estado do Pará (Uepa) passaram pelo Exame Habilitatório. A avaliação é necessária para que sejam analisados os conhecimentos básicos em música dos candidatos. A partir de agora, os habilitados passarão à mesma avaliação dos demais candidatos.

Nesta sexta-feira (17),foram registrados 228 faltosos em Belém e 4 em Santarém; a avaliação foi sobre Leitura Musical e Execução Musical. Este ano, 562 estudantes se inscreveram para disputar as 70 vagas ofertadas pela Uepa, nos dois municípios.

Joana Dias, de 17 anos, toca violino. Para a candidata, a seleção representa a culminância de uma vida inteira dedicada à música. “Esta é uma etapa muito importante. Eu passei a maior parte da minha vida estudando. Comecei a tocar aos quatro anos e não consigo imaginar minha vida sem a música. Eu acho que me saí bem e vou continuar me preparando para as outras provas. Se eu passar espero que eu possa aprimorar meus conhecimentos, ser melhor musicista e compartilhar meus conhecimentos com os outros”.


Joana também contou com o apoio de sua mãe, Raimunda Dias, de 59 anos, que nos dois dias do exame, marcou presença em frente ao Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE), em Belém. “Eu estou nervosa, os pais sempre ficam nervosos e torcendo pelos filhos. Minha filha se sairá bem, porque desde criança ela quer isso. E eu fiquei aqui na porta da Uepa esperando ela para dar todo o meu apoio”.

O Exame Habilitatório vale 30 pontos. Os candidatos considerados habilitados serão aqueles que obtiverem, no mínimo, 20% (6 pontos) do total da pontuação. Estes seguirão na seleção. Já os não-habilitados concorrerão a uma vaga no curso de segunda opção, escolhido no ato da inscrição. Os resultados serão divulgados no dia 23 de outubro no site da Uepa e na página do candidato.

Ana Clara Maciel, de 18 anos, inseriu o violino em sua vida aos 12 anos. Ela foi uma das candidatas que solicitou atendimento especial por ser deficiente visual. Para a estudante, a música pode transformar realidades. “Ser aprovada significa um passo importante para minha carreira profissional, e eu também quero ajudar a quem precisa. A música é a minha vida e eu quero que seja a vida de muitas pessoas que vêm pela frente. Eu estou confiante e vou continuar a preparação para as próximas provas”, afirmou.

As provas objetivas, destinadas a todos os candidatos, serão realizadas nos dias 16 e 17 de novembro e 7 de dezembro, todas das 8h às 13h. A primeira etapa do Prise e do Prosel será composta por 56 questões referentes ao conteúdo da primeira série do Ensino Médio; a segunda etapa com 60 questões relacionadas à segunda série do Ensino Médio; e a terceira conterá uma prova de redação e mais 54 questões objetivas.

Este ano, a Uepa oferece 1.310 vagas para Belém e mais 1.606 para os demais municípios paraenses, totalizando 2.916 vagas. Nos Processos Seletivos 2015, a Universidade destinará 30% do total de vagas a alunos oriundos da rede pública de ensino ou bolsistas integrais em instituições particulares, localizadas no Pará.
 
Portal Uepa

Nenhum comentário:

Postar um comentário