23/09/2014

Portal de periódicos da Capes contribui para produção científica

A Uepa, como uma instituição participante, possibilita a toda a sua comunidade acadêmica o acesso a mais de 30.000 periódicos científicos

Com um acervo de mais de 30.000 papers científicos, o Portal de Periódico da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) pode ser acessado pela comunidade acadêmica de Instituições de Ensino Superior (IES) participantes em todo o país. Na Universidade do Estado do Pará (Uepa), o Portal tem sido subsídio de pesquisas de professores e alunos que buscam, no universo da internet, dar sua contribuição ao desenvolvimento científico nacional.

Uma das experiências de uso do Portal está sendo executada pelo Grupo de Pesquisa de Medicina Baseada em Evidências. A ação, vinculada ao projeto Diretrizes Baseadas em Evidências no Centro de Saúde Escola-Marco, é desenvolvida junto ao Núcleo de Desenvolvimento em Tecnologia Assistiva e Acessibilidade da Uepa (Nedeta). A ação consiste em um acompanhamento dos profissionais do Núcleo por estudantes de medicina, que auxiliam, com o suporte do banco de pesquisa, no atendimento dos usuários. Em termos mais específicos, os acadêmicos ajudam na resolução de dúvidas de integrantes do Nedeta e, conjuntamente, buscam a conduta mais eficiente, baseados nas melhores evidências científicas.

Desde a criação do primeiro programa de pós-graduação da Uepa com nota 4 na avaliação da Capes, o Mestrado em Biologia Parasitária, a Uepa é credenciada a participar do Portal, o que possibilita a utilização da ferramenta por docentes,  discentes, e até visitantes, com acesso permitido a partir de qualquer terminal ligado à internet da Universidade. A autorização desses terminais é feita por meio do registro dos IPs da Uepa junto à Capes. Não há necessidade de senha ou de identificação de usuários.

Para o diretor de Desenvolvimento de Pós-Graduação da Uepa, professor Regis Andriolo, o Portal de Periódico da Capes constitui-se como uma ferramenta que possibilita ao pesquisador mapear as lacunas e as contribuições em cada área de atuação, condição básica para a produção de novos conhecimentos. “A pesquisa científica só evolui por meio da detecção de incertezas existentes na própria pesquisa. Assim, só é possível avaliar as incertezas, por meio do rastreamento rigoroso da literatura, sendo o Portal de Periódicos Capes uma importante ferramenta para tais avaliações. Ele permite o contato com informações científicas adequadas para o ensino, a pesquisa, a extensão e, inclusive, a gestão da própria universidade”, afirma.

É possível, ainda, aos usuários, aperfeiçoar a busca pelo material desejado, utilizando recursos de suporte disponíveis no próprio Portal, como materiais didáticos, tutoriais, vídeos e apresentações, além de realizar treinamentos presenciais e a distância ofertados pela Capes.

No entanto, ampliar a utilização do Portal de Periódico da Capes ainda é um desafio em diversas instituições. “Não se pode conceber a realização de um trabalho científico, sem antes rastrear rigorosamente tudo o que já foi feito a respeito. Planejar ou fazer estudos sem tais rastreamentos constitui total ausência de auto-disciplina e auto-sustentabilidade científicas, o que contribui para o dispêndio desnecessário de recursos humanos, financeiros e de tempo”, ressalta Andriolo.

O conteúdo do portal abrange, além das bases de dados assinadas pela Capes e de plataformas de acesso livre, referências de teses e dissertações produzidas pelos programas de pós-graduação de todo o Brasil e artigos publicados em periódicos brasileiros com avaliação A ou B no programa Qualis.
 
Portal Uepa Belém

Nenhum comentário:

Postar um comentário