19/08/2014

CineClube exibe Clube de Compra de Dallas

Sessão levanta debate de alunos sobre a ética em pesquisa
 
Filme: Dallas Buyers Club
O ultimo filme exibido no Cineclube da Uepa foi o drama dirigido por Jean-Marc Vallée, Clube de Compras Dallas, no dia 18 de agosto na videoconferência da Universidade, em Santarém.
 
Ele foi escrito por Craig Borten e Melisa Wallack. Matthew McConaughey interpreta Ron Woodroof, um eletrecista que é diagnosticado com AIDS e que passa a contrabandear medicamentos alternativos não-aprovados pela FDA para dentro do Texas, distribuindo-os à outros pacientes e estabelecendo, assim, o "Clube de Compras Dallas".

Depois da sessão foi momento para discutir a temática do filme, a ética em pesquisa do HIV/AIDS. A coordenadora do Campus, Edna Galvão, abordou com os 23 participantes, questões levantadas durante a sessão.

Para saber mais sobre o filme:

O roteiro é baseado na vida de Ron Woodroof, um eletricista heterossexual de Dallas que foi diagnosticado com AIDS em 1985, durante uma das épocas mais obscuras da doença. Embora os médicos tenham lhe dado apenas 30 dias de vida, Woodroof se recusou a aceitar o prognóstico e criou uma operação de tráfico de remédios alternativos, na época, ilegais. 
 
Ron passa a adquirir, ilegalmente, AZT de um enfermeiro do hospital onde foi diagnosticado como seropositivo. Ao final da sua expectativa de vida de 30 dias, o enfermeiro avisa que a distribuição do medicamento passou a ser controlada e não tem mais como retirar nenhuma caixa das instalações do hospital. 
 
O enfermeiro fornece o contato de um médico no México que pode ajudar Ron. Na viagem ao México Ron descobre que o AZT é altamente tóxico e que existe um tratamento alternativo com efeitos colaterais menores e maior expectativa de vida. Logo Ron vê a possibilidade de um negócio lucrativo: transportar a medicação não autorizada pela FDA para os Estados Unidos. 
 
Ele cria o Clube de compra Dallas, onde através de uma taxa de associação de $400,00 dólares mensais o paciente pode ter acesso a medicação que desejar. Ron, antes homofóbico, desenvolve uma bela relação de amizade com Rayon (transexual que conheceu em uma de suas internações no hospital). 
 
Mas o clube de compras sofre ataques por parte da FDA e do médico do Hospital, que por diversas vezes confiscam o estoque de Ron, o que faz do seu negócio hora lucrativo hora miserável. 
 
O fato é que o tratamento alternativo vem mostrando sinais positivo, melhores que os testes hospitalares com AZT, o que faz com que os pacientes de teste desertem e passem a frequentar a "loja" de Ron para se tratarem. 
 
Rayon vem a óbito, e Ron continua sua luta para que os doentes terminais tenham direito de poderem se tratar da maneira que desejarem. Ele perde a batalha judicial, mas conquista o direito de poder utilizar uma de suas medicações ilegais e assim Ron consegue viver 7 anos após diagnosticado.
 
Informações de sinopse, Enciclopédia Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário