28/04/2014

Termo de cooperação vai qualificar políticas de turismo

Uepa e Setur firmaram a parceria técnico-científica para fortalecer a formação de recursos humanos para a atuação no turismo e contribuir para o planejamento de ações e de políticas públicas para o setor no Pará



A Universidade do Estado do Pará (Uepa) e a Secretaria de Estado do Turismo do Pará (Setur) assinaram nesta sexta-feira (25) um Termo de Cooperação Técnico-Científica para fomentar a formação continuada de profissionais da área do turismo e contribuir para a produção de trabalhos voltados a ações e políticas públicas para o setor. A assinatura do Termo ocorreu na Sala de Recitais do Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE) da Uepa.

O Termo faz parte das ações do Pacto pelo Pará, lançado pelo Governo do Estado, para promover ações de desenvolvimento, tendo como eixo norteador a sustentabilidade. A partir do potencial turístico do estado, centrado em ações divididas entre os seis polos turísticos (Araguaia-Tocantins, Belém, Marajó, Amazônia Atlântica e Tapajós), a parceria prevê a expansão de cursos de qualificação, pós-graduação, projetos de pesquisa e extensão e, posteriormente, cursos de graduação em turismo.
Para o reitor da Uepa, Juarez Quaresma, a assinatura do Termo revela o estreitamento das relações entre a Universidade e o Governo do Estado, com vistas ao desenvolvimento regional. “A Uepa é uma das instituições mais interiorizadas e os potenciais turísticos do estado estão no interior. A Uepa pode contribuir para a elaboração de projetos e formar profissionais qualificados para alavancar o turismo no nosso estado. Queremos estar atrelados a projetos de desenvolvimento. Desejo que o Termo possa render frutos, como a geração de trabalho e renda, e a melhoria da qualidade de vida da nossa população”, enfatizou o reitor.

Ainda no sentido de fortalecimento da gestão pública do turismo, o titular da Setur, Adenauer Góes, destacou a importância da expertise da Universidade em ações e pesquisas voltadas ao planejamento turístico. Para o secretário, “isso mostra a capacidade de articulação entre os componentes da equipe de governo. Duas instituições que podem, de maneira parceira, contribuir para as políticas de Estado: a Uepa com a utilização de seus campi e professores, e a Setur levando aos seis polos de turismo perspectivas e estratégias que permitam o desenvolvimento de capacitação cada vez maior”.

Na ocasião, também foi entregue a estudantes da Universidade Federal do Pará (UFPA) e da Faculdade Pan-Amazônica (FAPAN) o Prêmio Olavo Lira Maya de melhor Trabalho de Conclusão de Curso. O reitor Juarez Quaresma entregou o prêmio ao 1º lugar na categoria Plano de Negócios.

Transcrito de Uepa Belém

Nenhum comentário:

Postar um comentário