12/04/2014

13ª Copa Norte de Karatê

Pela primeira vez o evento é realizado em Santarém. São aguardados mais de 200 atletas da região norte


No próximo sábado (12) a Federação Amazonense de Karatê, promove a décima terceira Copa Norte no Oeste do Pará. O Campeonato é realizado pela primeira vez em Santarém. São aguardados 220 atletas que disputam em mais de 36 categorias, que vão desde a categoria mirim (6 anos) à master (50). Entre os inscritos, participam atletas de Manaus, Roraima e outros estados da região norte.

O evento ocorre no ginásio da Ulbra no dia 12 a partir das 8h30 da manhã. As premiações para os três primeiros colocados são medalhas e troféus para as equipes.

A Universidade do Estado do Pará - Uepa Santarém apoia o evento e recebe os atletas na sexta (11) às 14h para o Congresso Técnico, onde recebem as orientações e normas para a Copa Norte.

Saiba mais sobre o Karatê:

Funakoshi Gichin
Funakoshi Gichin (foto ao lado) é considerado o pai do Karatê moderbo. O precursor da arte marcial era professor de filosofia paralelo a função que mais lhe agradava. 


Em 1902, durante a visita de Shintaro Ogawa, que era então inspetor escolar da prefeitura de Kagoshima, à escola de Funakoshi em Oquinawa, foi feita uma demonstração de Karatê (mãos). Funakoshi impressionou bastante devido ao seu status de educador, ficando Ogawa tão entusiasmado que de súbito escreveu um relatório ao Ministério da Educação elogiando as virtudes da arte. Foi então que o treinamento de Karatê passou a ser oficialmente autorizado nas escolas japonesas.



O livro "O ensino das Lutas" tem por autoria o Professor de Educação Física e Especialista em Treinamento esportivo e Faixa Preta primeiro grau de Caratê - Smayk B. Sousa. Ele aborda na obra a história das artes maciais como um instrumento de educação na escola.

Leia ele completo no link abaixo: