30/08/2016

IV Congresso de Saúde e Qualidade de Vida



Foi aberto na noite de segunda-feira (29), a quarta edição do Congresso de Saúde e Qualidade de Vida realizado pela Universidade do Estado do Pará Campus XII, em Santarém. Com o tema "Educação e Ciências na Promoção da Saúde e Qualidade de Vida", o evento teve como conferencista na noite de abertura, a Profa. Dra. Ivone Cabral, da Escola de Enfermagem Ana Nery, da UFRJ. Fazem parte da programação do Congresso, Cursos, Oficinas, Mesas Redondas e Conferências, onde os mais de 150 inscritos poderão ter acesso a aprofundamentos específicos em diversos temas da área da Saúde. 







Na tarde do dia 31/08, o congresso ofereceu a comunidade acadêmica e pesquisadora a conferência do médico Jorge Venâncio - Coordenador da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP/CNS/MS). Uma das conferências mais esperadas pelo público. "A abordagem das questões éticas em pesquisas é de suma importância para nós que buscamos por formas de melhoramento da qualidade de vida da sociedade a partir de pesquisas. É necessário que seja mantido sempre os direitos e a autonomia de nossos participantes", afirmou Rafael Silva, acadêmico da Universidade Federal do Oeste do Pará.
Dr. Jorge Venâncio abordou pontos chaves quanto as resoluções que regem a pesquisa com seres humanos e a própria atuação do CONEP: "A Plataforma Brasil nos permite ter acesso aos pareceres de cada Comitê de Ética em Pesquisa e nós temos um setor dentro do CONEP que faz este acompanhamento seja através de denúncia seja por estar analisando os pareceres que estes  estão emitindo e vão selecionando os CEPs a serem vistoriados. Em seguida, são gerados relatórios solicitando aperfeiçoamento, correções e, eventualmente, nós temos tomadas providências quanto ao descredenciamento do CEP".
Em relação ao crescimento do número de pesquisas no Pará, o conferencista afirmou que "essa realidade é muito positiva, quanto mais a pesquisa puder ser descentralizada, fará com que ocorra o desenvolvimento científico, aumento de experiência dos pesquisadores. E nós temos aqui no Pará alguns centros de excelência, como é o caso do Instituto Evandro Chagas, que desenvolve pesquisas de primeira linha no âmbito da virologia. Todo esforço nesse sentido de ampliar o número de pesquisas deve ser visto como positivo e a CONEP vem incentivando neste sentido".



 O IV Congresso de Saúde e Qualidade de Vida prossegue até sexta (02/09)  com a premiação dos melhores trabalhos de Comunicação Oral e Banners, na noite de encerramento.


Atualizado em 01/09/2016 Texto: Paula Sousa/Tamara Saré
Fotos: Tamara Saré

Nenhum comentário:

Postar um comentário