07/12/2014

Melhores trabalhos de conclusão de curso são premiados


Foram contemplados com certificado de reconhecimento os três primeiros lugares de 18 cursos de graduação da Universidade, que receberam conceito excelente. Este ano, 43 professores-orientadores e mais de 100 autores foram premiados.


A Universidade do Estado do Pará (Uepa), por meio da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), premiou na última quinta-feira (4) os melhores trabalhos de conclusão de curso do ano de 2013, que apresentaram aspectos inovadores em sua elaboração.
Foram contemplados com certificado de reconhecimento os três primeiros lugares de 18 cursos de graduação ofertados pela Universidade, que receberam conceito excelente. “O objetivo do Prêmio Melhor TCC é estimular e valorizar a pesquisa e a iniciação cientifica em âmbito acadêmico, para que a gente possa compor o tripé pesquisa, ensino e extensão da Universidade”, afirma a diretora de Desenvolvimento e Ensino, Lana Macedo.

Este ano, 43 professores-orientadores e mais de 100 autores foram premiados, entre eles, as egressas da Universidade, Larissa Buenaño e Gabriela Monteiro, que apresentaram móveis modulados grafitados pelo Grupo Cospe Tinta. “Foi um ano projetando, pesquisando e fundamentando a nossa pesquisa. Quando nosso trabalho é reconhecido com esse tipo de premiação é uma satisfação muito grande. O TCC tem várias vertentes, então, é uma maneira de nós, alunos, nos aprofundarmos no que mais chamou atenção durante a graduação que, no meu caso, foi design social e mobiliário”, ressaltou Larissa, premiada com o 3º lugar de melhor TCC do curso de Bacharelado em Design.

Clique aqui e confira mais fotos
Além dos autores, os professores que deram o direcionamento para a elaboração da pesquisa também foram contemplados com certificado de reconhecimento pela orientação aos egressos. “Eu tenho o prazer em trabalhar em uma das selvas mais profícuas de produção de conhecimento e trabalhos científicos, que é o Laboratório de Cirurgia Experimental (LCE) da Uepa. Lá são desenvolvidas dezenas de pesquisas da mais alta qualidade. Esse momento é máximo para o pesquisador e para seus alunos, uma espécie de recompensa pelo trabalho desenvolvido”, afirmou o professor da Universidade, Rui Barros.

As pesquisas premiadas estão associadas às áreas de Saúde, Educação, Ciência e Tecnologia. Puderam se candidatar ao Prêmio, os egressos da Uepa do ano letivo de 2013, que tiveram seus Trabalhos aprovados com nota igual ou superior a nove. Além de Design, receberam também a premiação os egressos de Terapia Ocupacional, Medicina, Enfermagem, Educação Física, Engenharia de Produção, Engenharia Ambiental, Tecnologia de Alimentos, Fisioterapia, Matemática, Pedagogia, Ciências da Religião, Música, Letras, Ciências Naturais – Física, Biologia e Química e Secretariado Executivo Trilingue.
(Portal Uepa Belém)

Veja que:

Melhor TCC de Enfermagem é de Santarém. Já curso de Música conquistou terceira posição.


O trabalho intitulado " As repercussões do trabalho infantil na autoestima das crianças e adolescentes atendidos pelo PETI -Santarém/PA" orientado pela professora Maria Gorete Silva Ferreira e realizado pelas acadêmicas Natália Miranda Monteiro (à direita) e Richele Camila Peleja Nunes (à esquerda) conquistou a posição de melhor TCC 2013 do curso de enfermagem.

O município foi representado também pelo curso de Licenciatura em Música. Com o Terceiro lugar, o trabalho "Regionalismo Santareno nas Obras Vocais para Coral do Maestro Wilson Fonseca", orientado pela professora Monique Melo Marinho da Paixão, feito pela acadêmica Lucília Maria Pereira Mota (foto ao lado) ficou entre os três melhores TCCs de música do estado.
O resultado foi divulgado quinta-feira (20) pela Pró-Reitoria de Graduação (Prograd). A solenidade de entrega do Prêmio será realizada no dia 4 de dezembro, às 16h, no Centro de Ciências Naturais e Tecnologia (CCNT).


O objetivo da premiação é difundir os Trabalhos de Conclusão de Curso produzidos por estudantes de graduação, que além de excelência, apresentam aspectos inovadores em sua elaboração.

Informações do Portal Uepa Belém

Foram selecionados trabalhos dos cursos de Fisioterapia, Terapia Ocupacional, Medicina, Enfermagem, Educação Física, Engenharia de Produção, Engenharia Ambiental, Tecnologia de Alimentos, Design, Matemática, Pedagogia, Ciências da Religião, Música, Letras, Ciências Naturais – Física, Biologia e Química e Secretariado Executivo Trilingue.

Os trabalhos selecionados estão associados às áreas de Saúde, Educação, Ciência e Tecnologia. Puderam se candidatar ao Prêmio, os egressos da Uepa do ano letivo de 2013, que tiveram seus Trabalhos aprovados com nota igual ou superior a nove. Serão premiados o 1º, 2º e 3º lugar de cada curso, independente do Campus ao qual o concluinte foi vinculado. Os autores dos melhores TCCs receberão um certificado com a indicação da colocação obtida.

Após a divulgação do resultado final no site da Uepa, os candidatos que quiserem entrar com recursos poderão se dirigir ao Protocolo Central, localizado no Prédio da Reitoria, na Rua do Una, no bairro do Telégrafo, em até 48 horas da divulgação. Os recursos deverão ser destinados à Diretoria de Desenvolvimento do Ensino, que encaminhará à Banca Avaliadora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário